A Prefeitura de Cruz Alta convida toda a comunidade a participar da construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026, documento que define as orientações para receitas e despesas do município, especificando o valor a ser aplicado em cada área e a origem dos recursos.
A participação popular é fundamental para assegurar que os recursos públicos sejam destinados de forma eficiente, atendendo às reais necessidades da população e promovendo um desenvolvimento municipal democrático e transparente.
Acessando o QR Code, você poderá indicar qual das duas demandas mais votadas de cada Eixo Temático no Programa Participa Cruz Alta (durante a elaboração do Plano Plurianual – PPA 2026–2029), deve ser prioridade para 2026.
As demais ações indicadas pela comunidade para o PPA 2026–2029 continuarão sendo prioridade da Administração Municipal, alinhadas ao plano de governo e para os anos em sequência, nos Eixos Temáticos:
o Qualidade de Vida;
o Município Socialmente Incluso;
o Planejamento, Governança e Sustentabilidade;
o Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento local;
o Infraestrutura e Mobilidade.
RESULTADOS
A Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento apresentou os resultados do Programa Participa Cruz Alta, iniciativa que tem como objetivo ouvir a comunidade para a construção coletiva das diretrizes que irão nortear o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026.
A pesquisa ocorreu entre 12 de maio e 24 de junho de 2025, por meio de formulários on-line e impressos, além da divulgação em encontros comunitários e plataformas oficiais da Prefeitura. Ao todo, 1.232 cidadãos participaram, sendo 1.223 respostas on-line e 9 presenciais.
O levantamento contou com a predominância do público feminino, com 73,62% dos participantes, enquanto os homens representaram 25,89%. A faixa etária com maior participação foi de 35 a 45 anos (32,71%), seguida por pessoas entre 25 e 35 anos (23,86%). Também se destacou o alto índice de escolaridade: 46,51% possuem ensino superior completo ou pós-graduação.
As propostas foram divididas em cinco eixos temáticos, que direcionarão os investimentos futuros do município. Entre os principais apontamentos estão:
• Qualidade de Vida: ampliação das cirurgias eletivas (47,2%) e reforma das ESFs (19,6%).
• Município Socialmente Incluso: cursos de qualificação profissional (49%) e turno integral na educação infantil (23%).
• Planejamento, Governança e Sustentabilidade: implantação de energia solar em áreas públicas (43,9%) e instalação de ecopontos (31,3%).
• Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Local: ampliação de escolas cívico-militares (38,6%) e bolsas universidade (36,4%).
• Infraestrutura e Mobilidade: pavimentação urbana (42,7%) e novo transporte coletivo (28,4%).
2ª Etapa do Programa Participa Cruz Alta
Com base nessas prioridades, a Prefeitura irá construir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, que definirão os recursos destinados a cada área de investimento no próximo ano.
A Administração Municipal convida para que os cruz-altenses continuem participando deste processo, seja nas audiências públicas ou pelo envio de sugestões pelo formulário, acessando o QR Code disponibilizado pela Prefeitura.
0 Comentários