Nova estrutura representa um avanço para a Educação e garante mais eficiência, qualidade e segurança no fornecimento dos alimentos da rede municipal.
Nesta terça-feira (19), o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), deu um importante passo com a entrega e implantação do novo espaço físico do Centro de Distribuição de Alimentação Escolar (Cedae), localizado na Avenida Coronel Dico, nº 374.
O Cedae tem como objetivo fortalecer a organização e o fornecimento da alimentação escolar para os estudantes da rede municipal, garantindo mais eficiência na distribuição, qualidade no armazenamento e segurança no fornecimento dos alimentos que chegam diariamente às escolas.
Atualmente, o Governo de Ijuí oferece diariamente 11.180 refeições aos alunos da rede municipal de ensino, o que representa cerca de 223.600 refeições por mês.
Durante o ato, foi apresentado um vídeo que mostrou o caminho percorrido pelos alimentos até a mesa dos estudantes, evidenciando o Programa Municipal de Alimentação Escolar “Saber e Sabor”. Desenvolvida pela SMED, a iniciativa busca assegurar a segurança alimentar e nutricional, incentivar hábitos alimentares saudáveis, valorizar a agricultura familiar, integrar práticas pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Segundo o secretário de Educação, Cláudio de Souza, o novo espaço representa um marco para a educação de Ijuí. Ele destacou que a alimentação escolar só é possível graças ao trabalho de uma equipe comprometida, que envolve desde os agricultores, fomentando a economia da agricultura familiar, até a logística e o controle de qualidade, garantindo que os alimentos de qualidade e saudáveis cheguem ao prato dos estudantes.
O vice-prefeito Marcos Barriquello parabenizou a equipe da SMED e fez um breve resgate histórico sobre a evolução da alimentação escolar no município. Ele ressaltou que as melhorias alcançadas são resultado do esforço conjunto de muitas pessoas e que o novo Cedae simboliza um avanço significativo nessa trajetória.
A cerimônia também contou com a apresentação cultural do estudante Antônio Lorenzini, do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab).
Após os pronunciamentos das autoridades, os presentes foram convidados a degustar produtos preparados a partir dos alimentos utilizados na alimentação escolar, experimentando na prática o resultado do trabalho realizado.
Também participaram do evento, o presidente do Poder Legislativo Rodrigo Noronha, a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) Cíntia Kronbauer, além de demais autoridades, representantes da imprensa e agricultores familiares que fornecem produtos para a rede municipal.
0 Comentários