Curta-metragem produzido por alunos do Colégio Totem Cruz Alta recebe duas premiações em Gramado



  “Um certo Capitão Rodrigo”, curta-metragem produzido por alunos do Ensino Médio a partir do projeto "Luz, Câmera, Totem", que contempla a adaptação de diversas obras literárias para o audiovisual. Inserido na área de Linguagens, com os componentes de Literatura, Língua Portuguesa, Arte e Produção Textual, o projeto visa desenvolver o senso artístico-literário por meio da produção de curtas-metragens com roteiros adaptados da literatura.


      Nesta quarta-feira, 13 de agosto, representantes do Colégio Totem Cruz Alta esteviveram em Gramado, no Palácio do Festival de Cinema, para a Cerimônia de Premiação da Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Festival de Cinema de Gramado. Dentre os 17 curtas finalistas, o colégio cruz-altense recebeu as premiações de “Melhor Ator”, para o estudante Vitor Hugo Tolfo, que interpretou o Capitão Rodrigo, e “Melhor Curta”, escolhido pelo Voto Popular. Durante a programação da Festa de Aniversário de 204 anos de Cruz Alta, neste domingo (17), a Prefeita Dra. Paula fará a entrega da condecoração Mérito Cultura do Município aos alunos e equipe do colégio.


      O diretor do Colégio Totem Cruz Alta, Fernando Nonnemacher, expressou a felicidade da comunidade escolar pelasconquistas dos estudantes e do projeto. “O Colégio Totem fazendo história em projetos regionais e nacionais a partir da sala de aula e levando o nome de Cruz Alta e de Erico Verissimo para novos horizontes. Parabenizamos e agrademos aos nossos estudantes, às famílias e à comunidade escolar pelo apoio e confiança constantemente depositados no nosso trabalho de excelência com resultado e acolhimento”, comentou o diretor.


      A edição de 2024 teve como tema a Literatura Gaúcha, a partir de autores como Erico Verissimo e Simões Lopes Neto.


      Em sala de aula, sob orientação da equipe docente do Colégio Totem Cruz Alta, os estudantes leem, debatem e escrevem, após, revisam e criam seus próprios roteiros e produções audiovisuais. Nesse processo, profissionais da área da Comunicação e da Produção Audiovisual, como o publicitário Jeison Ertel e o jornalista Oscar Van Riel, oportunizaram workshops sobre roteiro, narrativas, edição, filmagem e produção artística para oferecer suporte necessário para o desenvolvimento dos curtas-metragens.


      “O apoio da família é imprescindível para a realização deste projeto que precisa ter local adequado, cenários, figurino e apoio emocional”, finalizou.


Sobre “Um Certo Capitão Rodrigo”


      O curta-metragem foi produzido por Luiza Berwanger, Anna Cristina Jorgens, Rafaella Marson, Beatriz Pedroso, Lucas Dziwovski e Vitor Hugo Tolfo, estudantes atuais da turma da 3ª série do Ensino Médio.


      O curta foi uma adaptação da obra “O Tempo e o Vento”, do escritor cruz-altense Erico Verissimo. Os estudantes foram protagonistas do processo, vivenciando papeis como diretor, atores, atrizes, editor, sonoplasta, entre outras funções.

Postar um comentário

0 Comentários