Serviço de Assistência Especializada alerta a população sobre o HPV
A Secretaria de Saúde juntamente com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) está realizando ações para prevenção do HPV. O HPV é uma doença sexualmente transmissível que pode ser transmitido por via sexual ou pelo contato direto com a pele. O vírus infecta, exclusivamente, os seres humanos e ataca as células da pele e da mucosa e com a ação dos vírus nas células da pele aumenta o risco da formação de tumores.
Para auxiliar na prevenção da doença, o SAE está realizando ações educativas em escolas onde os alunos são orientados sobre o que é a doença, causas, sintomas e formas de prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde oferece às meninas de 9 a 13 anos a vacina contra HPV e duas doses são administradas com intervalo de seis meses cada uma. A vacina disponibilizada pelo município age contra os subtipos seis, 11, 16 e 18 que são os maiores causadores do câncer e verrugas genitais.
Neste ano foi incorporado no calendário vacinal de todo País a vacinação contra o HPV. O município de Cruz Alta oferece a vacina em todos os postos de saúde que contenham sala de vacinação e para receber a vacina basta levar a carteira e procurar a sala de vacina. A coordenadora do SAE, Ângela Garlet, orienta sobre a DST: “O uso de preservativo é indispensável para prevenir o aumento da doença. Precisamos que todas as pessoas que já tiveram relações sexuais tenham noção das doenças sexualmente transmissíveis e com isso utilizem dos meios de prevenção contra as doenças”, alerta.
Para os infectados, também existe orientações e auxílio no tratamento. A pessoa que estiver com alterações deve procurar o SAE e realizar uma consulta no órgão. O município disponibiliza um médico capacitado para atender pacientes das DST’s e depois do diagnóstico, a pessoa recebe o tratamento necessário.
0 Comentários