Afonso Hamm lamenta situação dos municípios do RS atingidos com fortes chuvas
Pelo menos 15 municípios gaúchos já solicitaram na Defesa Civil a homologação do decreto de situação de emergência devido ao mau tempo que atinge o Estado. A maioria deles está na região da campanha: Bagé, Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado. Na zona sul do RS, alguns municípios já relataram os prejuízos: Arroio Grande, Canguçu, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Piratini, Pinheiro Machado, Pedro Osório, Turuçu e Santa Vitória do Palmar. Na fronteira oeste foram atingidos os municípios: Alegrete, Quaraí, Rosário do Sul, São Francisco de Assis e no noroeste gaúcho: Campina das Missões, Porto Xavier e São Miguel das Missões.
Hamm ressalta que o número de municípios que já decretaram situação de emergência deve aumentar nos próximos dias, já que muitos estão coletando documentação para apresentar o decreto.
Os prefeitos dos municípios da zona sul, produtores rurais, instituições bancárias e entidades representativas do setor produtivo, estiveram reunidos, nesta quarta-feira, com o secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo. Na oportunidade, entregaram relatório sobre as perdas e os danos ocasionados pelo excesso de chuvas na região, quando nos 19 municípios já somam mais de R$ 506 milhões.
O deputado informou que está agendando uma audiência no Ministério da Integração Nacional – Defesa Civil, para buscar medidas que amenizem as perdas enfrentadas nos municípios.
0 Comentários