![]() |
| Donário Lopes de Almeida - Crédito Arquivo Pessoal |
Programação entre 24 e 26 de fevereiro, em Capão do Leão (RS), reúne painéis na Arena de Inovação com foco em dados, crédito inteligente e novos modelos de negócio no agro
O Eixo Inovação da programação da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas vai reunir, entre 24 e 26 de fevereiro, debates sobre tecnologia, startups, inteligência artificial, dados, crédito inteligente e novos modelos de negócio aplicados ao agronegócio. A agenda ocorre na Arena de Inovação, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), com temas relacionados à cadeia orizícola.
Na tarde de 25 de fevereiro, o painel “Trilha do Agro no South Summit 2026” terá palestra do curador da Trilha Agro e produtor rural Donário Lopes de Almeida. Segundo o especialista, a ideia central será ajudar a fazer a ponte entre os desafios reais do agro brasileiro e o que está sendo construído na trilha agro do South Summit Brazil. “O agro hoje vive uma pressão enorme por produtividade, eficiência, gestão de risco e acesso a crédito. E é exatamente aí que tecnologia, digitalização e inteligência artificial deixam de ser um discurso e passam a ser uma ferramenta prática para todo o setor”, fundamenta.
No primeiro painel, “IA, Dados e Produtividade no Campo”, Almeida abordará como dados e inteligência artificial já estão apoiando decisões no campo, reduzindo as incertezas e aumentando produtividade. Já no segundo painel, “Dados, Crédito e Financiamento Inteligente”, a proposta será debater como essas mesmas tecnologias estão transformando o financiamento, o crédito e a relação do produtor com o sistema financeiro. “A trilha agro do South Summit nasce alinhada com essa realidade, que é conectar produtores, tecnologia, startups, empresas e capital para acelerar a evolução do agro brasileiro. Não no futuro distante, mas já agora, nos próximos anos”, conclui.
A programação contará ainda com o lançamento conduzido pelo CEO do South Summit Brazil, Wagner Lopes, além da participação de José D’Amico, da Scicrop, do produtor rural Volzear Longaray e de Emerson Peres, com apresentação de case prático. No painel “Dados, Crédito e Financiamento Inteligente”, também participam Marcelo Maisonnave, investidor, Frederico Wolf, produtor rural, e José Corral, da Creditares.
A programação da Arena de Inovação começa em 24 de fevereiro, às 10h, com o painel, “Parcerias que Geram Valor: iTEC/FURG e a Inovação Tecnológica no Campo”, com a Coordenadora do Núcleo de Prospecção e Inovação iTEC/FURG, Micheli Castro e com o diretor da Agrifence Brasil, Ignácio Melito. Já às 10h30, ocorrerá o painel “Conexões para o Campo: Soluções Práticas e Oportunidades por meio da Inovação, com os gestores de Inovação e Tecnologia, Gustavo Adornes e Milene Rostirolla.
Às 14h, o painel “Agro Unido: onde a inovação encontra a oportunidade” reúne Paulo Herrmann, diretor do PH Advisory Group, Rodrigo Alarcon Pardo, diretor da Bosques Brasil CMPC, Edivilson Brum, secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Domingos Velho Lopes, presidente do Sistema Farsul, e Luiz Augusto Dumoncel, diretor vice-presidente de Operações na 3tentos.
No dia 26 de fevereiro, às 10h, haverá o painel “O Protagonismo Vai Além do Campo”, com o ex-jogador de futebol e palestrante, Paulo Cesar Tinga. Já às 10h40min, o painel “O futuro do agro: tecnologia, comunicação e sucessão familiar” reunirá Cassia Ramos, mentora de posicionamento digital no agro, Fábio Eckert, Dyovanne Pelizzaro, Franciele Moro e Camila Roos, produtores rurais e criadores de conteúdo digital, em debate sobre comunicação, inovação e continuidade das atividades no campo.
A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas tem como tema “Cenário atual e perspectivas: conectando campo e mercado”. O evento é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com correalização da Embrapa e do Senar e patrocínio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Informações e inscrições gratuitas no site www.colheitadoarroz.com.br.
Foto: Arquivo Pessoal
Texto: Artur Chagas/AgroEffective

0 Comentários