![]() |
Fotos Marco Dieter/Comunicação Prefeitura |
No dia 08 de agosto, Picada Café realizou a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O encontro ocorreu no Espaço Sicredi Picada Café e reuniu profissionais da área, autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade para debater e definir propostas voltadas ao fortalecimento da política pública de assistência social no município. O secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, abriu os trabalhos. Na sequência a coordenadora do CRAS, Cáthia Noller, fez um apanhado dos trabalhos e da caminhada do SUAS em Picada Café.
A conferência proporcionou um espaço democrático para avaliação dos serviços prestados, apresentação de dados, troca de experiências e construção de ações que garantam a proteção social de forma universal e igualitária. Foram discutidos os eixos estruturantes do SUAS — proteção social, gestão descentralizada e articulação — com ênfase nos níveis de proteção social básica e especial.
Em Picada Café, o SUAS atua desde 2013, com a implantação do CRAS, desenvolvendo atendimentos multiprofissionais, ações educativas, programas de transferência de renda, emissão de documentos e suporte em situações de vulnerabilidade. Apenas em junho de 2025, foram realizados mais de 100 atendimentos individuais, nove multiprofissionais, seis atividades em grupo e quatro palestras, além de reuniões e concessão de benefícios eventuais.
Ao final, os participantes aprovaram deliberações que irão compor o planejamento municipal da assistência social para os próximos anos, reforçando o compromisso coletivo com uma rede de proteção mais eficiente e próxima da população.
0 Comentários