![]() |
"Nosso Estado tem avançado significativamente na transição para uma matriz energética limpa e diversificada", disse Leite - Foto: Mauricio Tonetto/Secom |
O Estado tem focado em infraestrutura energética e políticas públicas para tornar o RS um hub de inovação e sustentabilidade
O governador Eduardo Leite participou, nesta quarta-feira (23/10), da Feira Brazil Windpower 2024, em São Paulo, na qual apresentou as potencialidades do Rio Grande do Sul para o setor de energias renováveis. O evento, considerado o maior do Hemisfério Sul dedicado à energia eólica, reúne investidores, empresários, especialistas e gestores públicos para discutir as oportunidades e desafios na área.
Durante a manhã, o governador e o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, visitaram estandes de empresas e destacaram as iniciativas do Estado para fortalecer sua matriz energética sustentável.
“Nosso Estado tem avançado significativamente na transição para uma matriz energética limpa e diversificada. Atualmente, as energias renováveis representam mais de 83% da nossa potência instalada, com a energia eólica sendo responsável por 16,2% desse total", ressaltou Leite.
O governador também enfatizou o enorme potencial do RS para o desenvolvimento de projetos de energia eólica, tanto onshore quanto offshore. “O Rio Grande do Sul possui um potencial de geração eólica onshore de 103 GW, com ventos acima de 7m/s a 100 metros de altura, e outros 114 GW em áreas offshore, sendo a maior parte concentrada ao longo dos nossos 600 quilômetros de litoral", explicou.
![Leite acompanhado de uma mulher caminhando pela feira.](https://www.estado.rs.gov.br/upload/recortes/202410/23143720_2156248_GDO.jpg)
Atualmente, 55 projetos estão em andamento, totalizando 17,2 GW em processo de licenciamento pela Fundação Esatdual de Proteção Ambiental. Com investimentos projetados que superam R$ 100 bilhões, o Estado se consolida como um dos principais polos de energia renovável do Brasil.
Leite também destacou o compromisso do governo em acelerar o licenciamento ambiental e criar mecanismos de financiamento para atrair ainda mais investimentos.
“Estamos fortalecendo nossa infraestrutura energética e promovendo políticas públicas para tornar o Rio Grande do Sul um hub de inovação e desenvolvimento sustentável. Esse é o caminho para um futuro mais verde e resiliente", concluiu o governador.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
0 Comentários