Comitê Tripartite realiza primeira reunião para articular ações emergenciais na Região Metropolitana

 

Objetivo do grupo é atuar de forma integrada e alinhada nas demandas comuns aos municípios da Grande Porto Alegre - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O Comitê Tripartite – composto pelos governos estadual e federal e pelos municípios de Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba e São Leopoldo, além da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) – realizou nesta quarta-feira (22/5) a primeira reunião de trabalho para implementação de ações emergenciais para reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes. O encontro, coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza, teve a presença dos ministros da secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés. A reunião foi no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre.

O objetivo do grupo é atuar de forma integrada e alinhada nas demandas comuns aos municípios da Grande Porto Alegre – por exemplo, na questão de abrigos e áreas inundadas. “Essa região concentra cerca de 70% da população desabrigada no Estado. Precisamos articular, de forma conjunta e interfederativa – ou seja, reunindo municípios, Estado e União –, as medidas prioritárias para a situação emergencial que enfrentamos”, explicou o vice-governador. Os representantes dos entes federados se reunirão diariamente no CAC para definir metas, planejar ações e avaliar trabalhos.

Entre os pontos discutidos, estão: soluções para áreas que ainda estão inundadas; gestão de abrigos temporários e viabilização de unidades habitacionais para os desabrigados (com interlocução junto à Caixa Econômica Federal); limpeza urbana dos municípios; cadastramento de pessoas atingidas; e planos de trabalho para acesso a programas federais, entre outras questões particulares de cada município.

Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin, e de Comunicação, Tânia Moreira; o coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira; o presidente da Famurs, Luciano Orsi; os prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo, de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves, de Guaíba, Marcelo Maranatta, e de São Leopoldo, Ary Vanazzi; e o secretário-chefe do Escritório de Resiliência Climática de Canoas, José Fortunati.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Felipe Borges/Secom


Postar um comentário

0 Comentários