![]() |
| Pré-evento ABC+ |
Evento preparatório da 4ª Reunião Nacional do Plano ABC+ discutiu práticas de baixa emissão de carbono
Nesta terça-feira (23/6), o Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ do Rio Grande do Sul, junto com o Ministério da Agricultura, promoveu o pré-evento da 4ª Reunião Nacional do Plano ABC+. Realizado em formato virtual, o encontro reuniu pesquisadores, técnicos, gestores públicos e representantes de instituições ligadas à agropecuária de todo o Brasil para discutir avanços, desafios e perspectivas da agricultura de baixa emissão de carbono.
O professor Cimélio Bayer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordou os avanços recentes na geração de fatores de emissão de gases de efeito estufa (GEE) para as regiões tropical e subtropical brasileira. Já o professor Sandro Giacomini, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentou dados sobre os avanços no manejo de dejetos de animais e plantas de cobertura para mitigação da emissão de GEE em sistemas de plantio direto.
“São duas referências nacionais com relação à geração de dados sobre gases de efeito estufa no setor agropecuário, que muito contribuem para o Grupo Gestor Estadual. Esse olhar da pesquisa mostra que a agricultura também é parte da solução climática”, pontuou o coordenador do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante.
Um dos temas centrais foi a contribuição da agropecuária para as emissões de gases de efeito estufa no Brasil e no Rio Grande do Sul. Os palestrantes ressaltaram que, embora o setor seja responsável por parcela importante das emissões, ele também possui grande potencial para capturar carbono e reduzir impactos ambientais, por meio da adoção de tecnologias sustentáveis, tais como as promovidas pelo Plano ABC+. Entre as estratégias apresentadas, estão os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e o manejo conservacionista do solo.
Outro ponto discutido foi o uso mais eficiente de fertilizantes nitrogenados. Estudos apresentados indicaram que práticas adequadas de manejo podem reduzir significativamente as emissões associadas ao nitrogênio, ao mesmo tempo em que mantêm ou ampliam a produtividade agrícola.
“Foram apresentadas aqui tecnologias que podem solucionar as práticas do dia-a-dia do próprio Plano, para que esteja inserido no contexto do agro e de suas questões emergentes”, reforçou o coordenador Nacional do Plano ABC+, Rodrigo Dantas.
O evento teve transmissão pelo canal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) no Youtube, e pode ser assistido aqui.

0 Comentários