![]() |
| Lucia Giraffa - Crédito Divulgação |
A professora Lucia Maria Martins Giraffa, da PUCRS, apresentará caminhos para compreender impactos e usos da inteligência artificial na educação no encontro promovido pela Agptea
A inteligência artificial estará no centro dos debates do 40º Encontro Estadual de Formação para Professores de Ensino Agrícola, promovido pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea). A palestra ocorrerá na tarde de 27 de novembro, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, e integra a programação do evento que reúne profissionais para atualização e troca de experiências.
A professora Lucia Maria Martins Giraffa, da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), abordará a presença crescente da inteligência artificial na rotina da sociedade e os reflexos da tecnologia no ambiente educacional. A docente observa que o tema desperta entusiasmo e também apreensão, especialmente pela popularização de sistemas como o ChatGPT.
Lucia explica que a inteligência artificial já fazia parte do cotidiano há muitos anos, embora passasse despercebida pela maior parte das pessoas. A professora detalha que a apresentação mostrará exemplos de sistemas que já utilizavam esse tipo de tecnologia, além de explicar, de forma acessível, o que caracteriza essa inteligência artificial que vem gerando tanto impacto. A abordagem incluirá dicas de uso e reflexões sobre os efeitos da tecnologia para professores, estudantes e para a sociedade em geral. “A ideia é esclarecer, para que as pessoas consigam compreender melhor os limites e as possibilidades envolvidos”, salienta.
O encontro ocorrerá de 26 a 28 de novembro, reunindo docentes de diferentes regiões para atividades de formação continuada, seminários e debates sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino agrícola.
Foto: Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

0 Comentários