![]() |
Foto: Esther Boeira/ Seapi |
Encontro em Santana do Livramento tratou da aplicação de recursos do Fundovitis no Estado
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) realizou, na sexta-feira (8/8), reunião com representantes do setor produtivo da vitivinicultura do Rio Grande do Sul para discutir ações de fomento ao setor. O encontro ocorreu em Santana do Livramento, durante o 9º Fronteira — Festival Binacional de Enogastronomia — e teve como pauta principal a destinação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis).
Participaram da reunião o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, o diretor-executivo do Conselho de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Consevitis), Eduardo Piaia, além de gestores da Seapi e lideranças da área.
Brum ressaltou a relevância estratégica do Estado e, em especial, da região da Campanha para a produção vitivinícola gaúcha, destacando o potencial de crescimento do setor, reconhecido pela qualidade de seus vinhos e espumantes.
“A Campanha também é um dos polos promissores do país na vitivinicultura. É fundamental que possamos assegurar recursos e planejamento para fortalecer ainda mais essa vocação do nosso Estado, gerando renda, empregos e valorizando a produção”, afirmou o secretário.
Sistema antigranizo
O encontro também abordou a participação do governo do Estado na implantação de um sistema antigranizo. Os representantes da Seapi explicaram que o Fundovitis poderá auxiliar na realização de estudos técnicos e de viabilidade econômica e ambiental para a implantação do sistema.
A pasta já realizou diversas reuniões com gestores públicos e entidades estaduais e considera essenciais as medidas voltadas à proteção da produção agropecuária. No entanto, destaca que políticas públicas que promovam modificações climáticas, como é o caso do sistema antigranizo, devem ser avaliadas com prudência, a fim de evitar desperdício de recursos e impactos indesejados.
Investimentos
O governo do Estado, por meio da Seapi, está destinando R$ 44,3 milhões do Fundovitis para o fomento da vitivinicultura gaúcha, com investimentos voltados a ampliar a competitividade, modernizar processos e reforçar a promoção dos vinhos gaúchos nos mercados nacional e internacional. Os recursos são geridos pelo Consevitis, responsável pela execução do plano de trabalho com ações estratégicas para o setor.
O Fundovitis, administrado pela Seapi, é voltado ao desenvolvimento da vitivinicultura, financiando iniciativas como capacitação técnica, pesquisa, inovação tecnológica e promoção comercial. Na Campanha, os recursos deverão contemplar projetos integrados que unam produtores, cooperativas e vinícolas, fortalecendo toda a cadeia produtiva.
A expectativa é que, com a aplicação dos recursos, sejam ampliadas as oportunidades para os produtores, fortalecida a presença da região em eventos e feiras do setor e consolidado o reconhecimento da Campanha como marca de excelência da vitivinicultura.
Texto: Elstor Hanzen/ Ascom Seapi
Foto: Esther Boeira/ Seapi
0 Comentários