Empresa vai investir € 40 milhões em iogurtes

 

Foto:Pixabay

A principal aposta da Lactalis para dobrar seu faturamento até 2030 está na agregação de valor aos cerca de 2,7 bilhões de litros de leite captados por ano,reduzindo a participação de itens considerados commodities, como o leite UHT e o leite em pó. 


“Dentro do nosso portfólio existe uma parte de commodities muito grande,mas também possuímos produtos de valor agregado como iogurtes e queijos”, afirma o presidente da Lactalis nas Américas,Patrick Sauvageot. 

Segundo o executivo, hoje o consumo per capita de queijo e iogurte está entre cinco e seis quilos por habitante ao ano no Brasil, mas há potencial para dobrar essa demanda. De olho nisso,a empresa investirá €40 milhões para expandir sua produção de iogurtes em Araras (SP),operação adquirida da DPA Brasil. 

O valor está incluído nos R$2,7 bilhões aplicados desde que a empresa chegou ao país. O plano é aumentar em quase 50%a capacidade de produção da fábrica e triplicar a iogurtes naturais, compostos por apenas dois ingredientes: leite e fermento. Com isso,a ideia é atender a um nicho de mercado que também tem ganhado espaço no país: o clean label (ou “rótulo limpo”, na tradução em português, já que o produto não possui conservantes em sua formulação).“É uma categoria que tem crescido bastante, mas que exige um investimento pesado, pois o processo de produção precisa ser muito limpo”, observa o CEO da Lactalis no Brasil, Roosevelt Júnior. 

A Estratégia inclui ainda lançamento de sobremesas lácteas prontas,que se enquadram na categoria de iogurtes,mas com crescimento acima da média,de 14,3%. Por outro lado, a participação total desse segmento no mercado brasileiro é de 3% comparado a 20%na Europa, sinalizando potencial de aumento da demanda nos próximos anos, segundo o CEO da operação brasileira. De acordo com dados da Nielsen apresentados pela Lactalis ao Valor, o mercado brasileiro de iogurtes registrou seu primeiro crescimento em seis anos em 2024, com avanço de 8,6%em volume e de 16,3% em faturamento.

O resultado reflete o desempenho da própria companhia, que tem 40% desse mercado em volume e 46%em faturamento e registrou o dobro de crescimento no mesmo período. Já em relação às vendas de leite UHT e leite em pó,o'Brasil registrou queda de 0,7%e 14%em volume,respectivamente em 2024, mas com aumento do faturamento —o que pode ser lido como um efeito direto da inflação do período, segundo avaliação de Roosevelt Júnior. 

“O iogurte,pela inovação, pela novidade que conseguimos trazer em categorias relevantes, conseguimos fazer a categoria crescer. Mas para produtos básicos,onde está concentrado mais de 50% do consumo do leite,já começamos a ver a inflação portando e pressionando o tamanho da categoria”, conclui. (Valor Econômico) 
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Importação de vacas selecionadas foi marco para implantação da queijaria

Outro marco importante na trajetória da RAR Agro & Indústria foi a largada do projeto para produção de queijos e laticínios. Em meados da década de 1990, Raul Randon, falecido em 2018, importou ventres americanos da raça holandesa e montou uma estrutura de ponta para produzir queijo tipo Grana, pela primeira vez fora da Itália.

De lá para cá, o salto foi grande. Nas quatro câmaras de maturação do complexo, repousam 44 mil formas de 40 quilos do queijo Gran Formaggio - uma joia da empresa -, equivalentes a cerca de R$ 100 milhões. São peças produzidas a partir do leite cru obtido das vacas que recebem uma dieta específica, para dar a coloração e o sabor certos ao produto, maturado por 12 e 18 meses.

"Nesse período, acomodadas em prateleiras de madeira para absorver a umidade das peças, as formas são viradas em intervalos rigorosamente controlados, a cada quatro, oito ou 12 dias, dependendo do tempo que já estão no processo. Ao final, pesando 35,5 quilos, em média, estão prontos para serem saboreados no mercado", finaliza o gerente de produção da Rar Gastronomia, Jiovani Foiatto. (Jornal do Comércio)

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