![]() |
Foto: Pixabay |
No último sábado (10), Cruz Alta realizou o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Foram aplicadas 1380 doses da vacina trivalente contra os vírus da Influenza A H2N1 e H2N2 e Influenza B, e também outras vacinas do calendário vacinal. A mobilização foi marcada por um dia ensolarado, onde a Unidade Móvel, que esteve na Praça Erico Verissimo, oportunizou às pessoas que passaram pelo centro pudessem aproveitar para se vacinar. Do total de doses aplicadas, 148 crianças receberam a imunização, 245 idosos, 4 gestantes e 983 pessoas dos 6 aos 59 anos.
Após o primeiro "Dia D" da campanha, Cruz Alta atingiu 29% de cobertura vacinal dos grupos prioritários, que são gestantes, puérperas, crianças, idosos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, dentre outros. No município o público-alvo estimado apto para receber a vacina é de 31.217 pessoas, das quais mais de 9 mil receberam a imunização.
A secretária Municipal de Saúde, Sandra Davila, avaliou o resultado do Dia D como positivo. "O Dia D de vacinação contra a Influenza é uma grande mobilização que reforça a importância de proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A vacina é segura, gratuita e fundamental para evitar casos graves da gripe, internações e até óbitos. Estamos com todas as nossas equipes preparadas para receber a comunidade. É um gesto simples, mas que salva vidas. Por isso, reforçamos o chamado: vacine-se, proteja quem você ama", comentou.
A campanha iniciou no dia 07 de abril, quem não teve a oportunidade de se vacinar deve procurar os locais de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. A vacina está disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família do município e é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente.
0 Comentários