Fenagen 2025 terá novidade no critério de julgamento das raças Caixa de entrada AgroEffective Assessoria de Imprensa

Avaliação Fenagen - Crédito Edu Rickes Divulgação


 Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) altera percentuais de avaliação genotípica e fenotípica dos animais em pista


A segunda Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen Promebo) terá uma alteração nos critérios de julgamentos de raças. No evento do ano passado, os jurados avaliaram os animais a partir de uma ponderação de 70% para o desempenho genético e 30% para o desempenho fenótipo, ou seja, o visual do indivíduo. Agora, na segunda Fenagen, a ponderação será de 60% para o desempenho genético e 40% para o fenótipo.

De acordo com a superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, a alteração foi feita a pedido dos próprios expositores e também para buscar um maior equilíbrio entre genética e conformação física. “A motivação para alterar os índices se deu com base em uma pesquisa aplicada entre os próprios expositores, onde foi detectado um interesse para que o julgamento fosse um pouco mais equilibrado, sendo que o Conselho Técnico já vinha cogitando também essa possibilidade”, recorda.

Silvia observa também que 40% da nota para o desempenho fenótipo do animal possibilita trabalhar com notas redondas, uma vez que cada uma das quatro notas atribuídas pelo jurado no fenótipo acaba tendo peso 10. São elas: Aprumos e Locomoção, Características de Conformação, Padrão Racial e Características Sexuais. “Então, a conta se torna mais objetiva em busca de um maior equilíbrio; não tão pesado para o lado da genética, mas também um animal com um bom fenótipo”, conclui.

A Segunda Fenagen Promebo ocorrerá de 2 a 5 julho na Associação Rural de Pelotas (RS). Estarão em pista animais das raças Hereford, Braford, Angus, Ultrablack, Brangus, Charolês e Devon. 

Foto: Edu Rickes/Divulgação
Texto: Artur Chagas/AgroEffective

Postar um comentário

0 Comentários