Créditos: Dudu Leal |
O segundo dia da edição 2024 do Congresso Sindical da Indústria promoveu troca de ideias, conhecimento e insights e contou com palestras de diferentes assuntos de interesse dos Sindicatos Industriais gaúchos.
Entre os temas abordados estiveram:
Registro Sindical – Regras Atuais
Com Andreia Lopes, especialista em Políticas e Indústria, com foco em Relações Sindicais na CNI, e Aline Elesbão, chefe da Seção de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no RS.
Já no Painel: Relações Trabalhistas e Sindicais – Atualizações e Estratégias para empresas e sindicatos, dividido entre os assuntos:
Contribuição Assistencial: direito de oposição, STF e como Conduzir Negociações Eficazes,
advogado mestre em Direito Privado e conselheiro do Contrab Thiago Guedes.
A prevalência do negociado sobre o legislado e a posição atual do STF: (INS)segurança jurídica?
Com o advogado mestre em Direito e conselheiro do Contrab Benôni Rossi.
Desafios Atuais para Empresas: Igualdade e Transparência Salarial, Combate ao Assédio
Com o advogado especialista em Direito do Trabalho e conselheiro do Contrab Gustavo Juchem.
Também foram apresentados cases de boas práticas sindicais:
Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul (@sindibritas) – sobre o mapeamento das indústrias e jazidas de areia com ferramentas de georreferenciamento.
Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (@sindilatrs) – que ampliou ações, entre elas orientações e boas práticas tributárias e sanitárias para o setor, bem como a integração da cadeia produtiva e a valorização dos produtores.
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (@simecscaxias) – projeto Escola do Amanhã, para que estudantes desenvolvam habilidades essenciais para o mercado de trabalho. (FIERGS SINDICAL VIA INSTAGRAM)
Créditos: Dudu Leal
0 Comentários