Estado firma convênio de R$ 636 mil via Consulta Popular com município de Chapada

 

Construção de Centro de Convivência beneficiária 100 pessoas idosas por mês

Secretário Fantinel (E) ressaltou importância da Consulta Popular para avanço de políticas públicas - Foto: Fredy Vieira/Ascom Sedes

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmou um convênio com o município de Chapada, nesta terça-feira (29/10), para a execução do projeto de um Centro de Convivência para Pessoas Idosas, no valor de de R$ 636.581,75. O recurso beneficiará cerca de 100 indivíduos por mês. O convênio é resultado da Consulta Popular.

Para o titular da Sedes, Beto Fantinel, a Consulta Popular mostra a força da comunidade para que se consiga avançar nas políticas públicas. “A população está envelhecendo e, para isso, precisamos ter mais políticas públicas que atendam a essa parcela. A execução do projeto em Chapada permitirá que os idosos tenham melhor qualidade de vida”, destacou Fantinel.

“Estamos muito felizes com a assinatura do convênio, e construiremos a sede para uma academia de ginástica voltada à terceira idade. O governo do Estado tem dado essa abertura para os municípios poderem fazer obras que são de alcance da população da cidade e também do interior”, destacou o prefeito de Chapada, Gelson Scherer.

Consulta Popular

Como um instrumento de democracia participativa, a Consulta Popular foi instituída em 1998. É uma ferramenta que dá oportunidade para o cidadão decidir, por meio do envio de propostas e de votação popular, as prioridades regionais que poderão receber financiamento do orçamento estadual, cujo valor é fixado anualmente.

A Sedes foi a pasta que mais recebeu propostas na primeira etapa da Consulta Popular 2024/2025, com o envio de 195 projetos para a área social, o que corresponde a um aumento de 119% em relação à edição anterior, que recebeu 89 propostas.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Felipe Borges/Secom

 




Postar um comentário

0 Comentários