O preço da manteiga no mercado spot da Oceania marcou um novo recorde em junho de 2024, ultrapassando US$ 7.000 a tonelada pela primeira vez. O preço da manteiga na Oceania subiu 42% desde o início do ano.
Por trás dessa alta está a combinação dos fundamentos da oferta e da demanda por manteiga e creme de leite. O fraco crescimento sazonal da oferta de leite no Hemisfério Norte reduz o excedente de leite disponível para processamento. Ao mesmo tempo, a Nova Zelândia está exatamente no período de hiato da produção, limitando a oferta de curto prazo. Os estoques nas cadeias de abastecimento internacionais estão baixos, deixando vulneráveis compras à vista. Além disso, com a chegada do verão, existe o aumento da demanda sazonal no Hemisfério Norte por sorvetes.
O preço da manteiga está superando amplamente o complexo dos lácteos. Em junho de 2024, os preços à vista dos outros principais produtos lácteos permaneceram estáveis ou ligeiramente mais elevados. O leite em pó desnatado (SMP) está particularmente definhando, ficando no fim da lista dos outros produtos lácteos, e permanecendo mais de 10% abaixo dos preços médios dos últimos cinco anos.
Para os agricultores isto é uma boa notícia. Os preços da manteiga passam a ser referência para a Fonterra calcular o preço do leite ao produtor.
Os consumidores, no entanto, podem se preparar para o choque nos corredores dos supermercados. Dado que os preços do varejo na Nova Zelândia são definidos periodicamente, e têm como referência as tendências globais dos preços das commodities, os consumidores precisam se preparar para encontrar preços mais altos da manteiga e de produtos que tenham a matéria gorda do leite em sua composição, como os sorvetes.
Para as indústrias de alimentos e panificação o aumento rápido do preço da manteiga representa uma grande dor de cabeça e para equilibrar os orçamentos deverão fazer alterações na lista de ingredientes.
A oferta global de leite continua abaixo do esperado, o que constitui um grande apoio aos preços dos produtos lácteos. Mas, o início da próxima temporada na Nova Zelândia está chegando.
A produção na Nova Zelândia, com base nos sólidos do leite na temporada 2023/2024 subiu apenas 0,2%, já com o ajuste do calendário para o ano bissexto. Os mercados agora se voltam para ver o quão forte (ou fraco) será o fluxo de leite da primavera.
Por outro lado, os volumes de importação da China continuam fracos. Isto não é surpreendente, mas até que haja um aumento significativo de importações pela China, os mercados globais deverão permanecer bem equilibrados, com preços flutuando dentro dos níveis atuais. (Fonte: Rabobank Tradução livre: www.terraviva.com.br)Como andam as vendas dos derivados lácteos no varejo?
O ano de 2024 iniciou com expectativas positivas para as vendas dos derivados lácteos no varejo. Além do cenário econômico mais positivo, com aumento da massa salarial e diminuição da taxa de desemprego, os preços dos principais derivados lácteos apresentavam deflação no varejo, atraindo, até certo ponto, os consumidores finais.
No entanto, no último mês observamos uma mudança em parte deste cenário, com o leite UHT e a muçarela (principais destinos do leite produzido no Brasil) apresentando importantes avanços em seus preços no varejo, atingindo variações anuais de 11,5% e 12,2% no mês de junho, respectivamente, segundo dados da FIPE para São Paulo.
Dito isto, até que ponto os consumidores conseguirão absorver os produtos lácteos? Como as vendas mais recentes na ponta final se comportaram diante destes aumentos e quais são as expectativas para o restante do ano?
Na 16ª edição do Fórum MilkPoint Mercado, André Vianna, Gerente de Inteligência de Mercado e Consumer Insights na Scanntech, apresentou como os queijos comercializados em peso fixo estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, e como outras categorias têm se mostrado bastante importantes para o consumidor final, como os iogurtes e leite com sabor proteicos.
Na próxima edição do Fórum, a Scanntech estará novamente presente para abordar o tema “Demanda de lácteos: como caminhou em 2024 até aqui e o que deve acontecer até o final do ano?”, que será apresentado por Thais Lordelo Castro, Gerente de Inteligência de Mercado na Scanntech, respondendo os questionamentos e trazendo diferentes insights para todos aqueles que querem ser parte do futuro do setor lácteo.
O evento acontecerá no dia 13 de agosto, de forma presencial em Goiânia ou de forma online, de onde estiver. Os associados do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) contam com 10% de desconto na inscrição para o Fórum MilkPoint Mercado. Para se inscrever, acesse: https://register.jalanlive.

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