Cotrijal
Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial
A União Faz a Vida irá implantar cooperativa escolar em Não-Me-Toque
Formar cidadãos empreendedores, com espírito cooperativo e que possam ser os líderes de amanhã. Esse é o foco principal do Programa A União Faz a Vida (PUFV) do Sicredi, que tem como parceiros fortes a Cotrijal e prefeituras da região. Uma das novidades para 2016 é a implantação de uma cooperativa escolar em Não-Me-Toque. O número de projetos participantes também deverá aumentar. Em 2015, foram 40. Este ano, serão 60. As informações foram repassadas nesta quarta-feira (6) à Cotrijal, durante reunião na Sede da cooperativa, em Não-Me-Toque.
Para o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o PUFV é um programa de educação cooperativista que tem se mostrado muito positivo. "É o melhor programa de educação cooperativa que temos no Brasil. Tem toda uma metodologia que envolve alunos, educadores e a comunidade. A Cotrijal sempre foi e sempre será parceira dessa iniciativa que prega o fazer o bem, a união e a cooperação", afirmou. Pela Cotrijal, também participou da reunião a gerente da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista, Leila Mertins.
A ideia da cooperativa escolar, segundo o diretor-executivo da Sicredi Alto Jacuí, Nélio Heller, é revelar a potencialidade dos alunos e contribuir para que tenham noções de administração, organização e desenvolvimento econômico. "Acreditamos que irá fortalecer ainda mais o programa que, neste ano, terá um incremento de projetos”. Ele adiantou ainda que a intenção é ampliar proposta para outros municípios da região do Alto Jacuí.
Para Heller, a atuação dos comitês gestores de planejamento e avaliação dos projetos deram um novo ritmo ao programa em 2015. "Tivemos trabalhos fantásticos", afirmou. O diretor-executivo do Sicredi citou o caso do projeto da turma de alunos da Escola Carlos Gomes, de Bom Sucesso, interior Não-Me-Toque, que trabalhou a questão da alimentação saudável.
Ações - Para a próxima quarta-feira (13), estão previstas reuniões, na Sicredi de Não-Me-Toque e Santo Antônio do Planalto, para planejar ações do programa nos municípios. A intenção é assinar também termos de cooperação com os municípios.
Na região
Na região da Sicredi Alto Jacuí, o programa A União Faz a Vida foi implantado há mais de 15 anos, nos municípios de Não-Me-Toque e Victor Graeff e, em 2014, em Santo Antônio do Planalto. Em 2015, a iniciativa beneficiou 657 crianças e adolescentes, envolveu 143 educadores em 11 escolas dos três municípios. Ao todo, foram 40 os projetos participantes.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
0 Comentários