"Entre Viver e Morrer" é a peça vencedora do 2º Concurso de Teatro promovido pela Casa Vitória

 

Concurso contou com sete peças inscritas, todas produzidas por alunos do 9º ano das escolas da rede municipal.
Júlio Dias

O grupo vencedor, da escola Cônego João Marchesi, foi premiado com ingressos para o parque Acquamotion, em Gramado.

A peça “Entre Viver e Morrer”, produzida pelas alunas Ana Flávia Souza, Laura Berti e Karen Vitória Moraes, da Escola Cônego João Marchesi, foi eleita a melhor entre as inscritas no 2º Concurso de Teatro – Canela no Enfrentamento à Violência Doméstica, promovido pela Casa Vitória em parceria com a Prefeitura de Canela. 

As esquetes foram apresentadas ao público na noite de sexta-feira, 7 de novembro, no Auditório da UCS, em Canela, em evento aberto ao público. Após as apresentações, a comissão julgadora - formada por Jeferson Seco, Rita Reis, Edelweiss Ramos e Lourdes Pradenpak - escolheu as três melhores da edição. Como premiação, o grupo vencedor recebeu ingressos para o Acquamotion, parque aquático temático localizado em Gramado.

As outras duas peças premiadas foram “Sentença Por Todas Nós” (2º lugar) e “A Casa Que Me Acolheu” (3º lugar), criadas por estudantes das escolas Bertholdo Oppitz e João Alfredo Corrêa Pinto, que receberam ingressos para o Alpen Park e o NBA Park, respectivamente. Todos os grupos premiados também foram contemplados com certificados e um passeio no Parque do Caracol, em Canela. 




“É uma grande felicidade e gratidão termos ganhado o Concurso de Teatro, nós nos esforçamos muito. Esse resultado é graças à professora Paula Lovatto que nos ajudou e ao nosso esforço”, comentaram as vencedoras Ana, Laura e Karen.

Pela primeira vez, além das melhores peças, também foram premiados o Melhor Ator e a Melhor Atriz da edição. Os vencedores foram Hellaman Sinuhe Millan, ator da peça “A Casa Que Me Acolheu”, da Escola João Alfredo Corrêa Pinto e Laís Dias, atriz da peça “Marcas da Sobrevivência”, da Escola Dante Bertolucci. Os ganhadores levaram uma cesta de guloseimas cada um para casa.

“A arte tem o poder de sensibilizar e transformar. Quando os jovens sobem ao palco para falar sobre violência contra a mulher, eles não apenas aprendem sobre o tema, eles ajudam a construir uma sociedade mais empática e consciente. Ver o engajamento e a criatividade dos alunos nos enche de esperança de que estamos formando uma nova geração comprometida com o respeito e a igualdade”, afirma Manoela Negrelli, coordenadora da Casa Vitória.

O Concurso de Teatro é uma iniciativa da Casa Vitória, espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica em Canela. Além do atendimento direto às vítimas, a instituição atua de forma ativa na educação e conscientização da comunidade, promovendo ações que estimulam o debate sobre o tema entre crianças e adolescentes, como o Concurso de Redação, realizado no mês de outubro.

Nesta segunda edição, o Concurso de Teatro - Canela no Enfrentamento à Violência Doméstica contou com sete peças inscritas, todas produzidas por alunos do 9º ano das escolas da rede municipal. A proposta desafia os jovens a refletirem sobre a violência contra a mulher por meio das artes cênicas. 

Durante o processo, cada grupo foi responsável por todas as etapas de criação: desde o roteiro e escolha da trilha sonora, até a produção de figurinos, cenários, ensaios e apresentação. A atividade foi coordenada pela atriz e professora Paula Lovatto.

“Ver a evolução deles (alunos), o quanto eles melhoraram ao longo do processo de criação das peças, o quanto eles aprenderam, é emocionante. Eles  trataram do tema com todo respeito e com todo amor, então, é um trabalho grandioso para a vida deles”, afirma Paula Lovatto.


Para referência
A Casa Vitória foi criada em 2021 para acolher mulheres e famílias vítimas de violência doméstica. Desde sua inauguração, já realizou mais de 1065 atendimentos impactando diretamente a vida de mulheres e famílias de Canela. A entidade é pioneira no estado, sendo uma das 14 casas abrigo existentes no Rio Grande do Sul. Além de oferecer um espaço seguro, se diferencia por realizar iniciativas educacionais voltadas para a prevenção e oferecer um atendimento multidisciplinar, que fortalece as mulheres atendidas e trabalha para evitar a perpetuação da violência entre gerações. O espaço é financiado exclusivamente pela Prefeitura de Canela, destacando o compromisso do município em enfrentar a violência doméstica e promover igualdade e respeito. Para acompanhar o trabalho da instituição siga @casavitoriacanela. 


Postar um comentário

0 Comentários