![]() |
Fotos: Fernando Dias/Ascom Seapi, com legenda: pesquisador Gilson Schlindwein (de azul) e secretária da Agropecuária do município de Hulha Negra, Marciane Fischer (à direita, de casaco vermelho) durante entrega de mudas de butiá, em Hulha Negra.
-- |
A entrega de 100 mudas de butiá para agricultores familiares de Hulha Negra marcou mais uma etapa do projeto de produção de mudas de butiá desenvolvido por pesquisadores do Centro de Viamão da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A entrega ocorreu durante a 25ª Semana do Colono de Hulha Negra, realizada neste final de semana.
“Nós estamos muito felizes em entregar para os agricultores familiares estas mudas de butiá, que fazem parte de projetos de pesquisa desenvolvidos no Laboratório de Tecnologia de Sementes do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) há 19 anos, em Viamão, e que agora tem um braço no Centro de Hulha Negra”, afirma o pesquisador Gilson Schlindwein. Atualmente, segundo Gilson, essas ações estão inseridas no projeto "Integrando conservação e geração de renda através do manejo, cultivo e valorização econômica em áreas com butiazeiros nativos do RS" com recursos obtidos da Reposição Florestal Obrigatória (RFO) da empresa CPFL, intermediada pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
"Essa iniciativa vem para fortalecer a nossa agricultura familiar, pois nosso compromisso é com a diversificação das nossas propriedades", destaca a secretária da Agropecuária do município de Hulha Negra, Marciane Fischer.
Entre os agricultores familiares que receberam as mudas está a assentada da reforma agrária Arlete Pinto, mais conhecida como “preta”. Ela diz que é uma grande satisfação receber estas mudas, que darão bons frutos e bons resultados. “Com estas mudas, poderemos mais para frente aumentar a produção de geleias, sucos e outros produtos que iremos aprender a fazer com o butiá. Muito feliz de fazer parte deste projeto”, afirma.
Mais 100 mudas devem ser distribuídas no município nos próximos meses para 10 agricultores familiares. Em Hulha Negra, o projeto de produção de butiás está sendo desenvolvido no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Sistemas Integrados e Meteorologia Aplicada (Cesimet). Uma oficina de capacitação para os produtores deve ser realizada em 2026, no início da próxima safra.
Texto: Maria Alice Lussani/Ascom Seapi
0 Comentários