Foram premiados 11 pesquisadores, uma startup e o grupo de arrozeiros, que recebeu uma homenagem especial - Foto: Maurício Tonetto/Secom
Na noite desta segunda-feira (26/8), na 47ª Expointer, o governador Eduardo Leite participou da cerimônia de entrega do 28º Prêmio Futuro da Terra. O prêmio, fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o Jornal do Comércio, reconhece importantes contribuições para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental no Estado.
Leite destacou o importante papel da pesquisa científica para a reconstrução econômica e sustentável do Rio Grande do Sul. “É a partir da capacidade para a pesquisa que olhamos para o horizonte com muita confiança. É uma alegria poder participar desse evento que exalta a pesquisa, o conhecimento, o trabalho e a nossa capacidade de reconstrução. A recuperação da economia do Rio Grande do Sul se dá pela pesquisa, pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Nós apostamos muito nesse caminho”, disse.
“Quando falamos sobre a reconstrução, falamos sobre sermos fortes. É muito importante demonstrarmos que à força se associam a coragem, a capacidade técnica e a busca pelo conhecimento, que é a função da pesquisa. Esta terra respeita e tem apreço pela ciência e acredita no conhecimento científico como norteador do caminho para que possamos extrair, de forma sustentável, a capacidade de produção de alimentos e de outros tantos insumos que o mundo demanda”, complementou.
"A recuperação da economia do RS se dá pela pesquisa e pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia", ressaltou o governador - Foto: Maurício Tonetto/Secom
Desde 1997, o Prêmio Futuro da Terra é entregue na Expointer e abrange cinco categorias: Prêmio Especial – Pesquisador; Cadeira de Produção e Alternativas Agrícolas; Inovação e Tecnologia Rural; Preservação Ambiental; e Startup do Agronegócio. Este ano, no entanto, a premiação contou com uma homenagem especial ao grupo de arrozeiros que colaborou na drenagem de áreas alagadas em Porto Alegre, como parte da campanha Retomada Econômica do RS. A seleção dos homenageados é feita pelo Comitê de Ciências Agrárias da Fapergs e representantes do agronegócio.
O diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapergs, Odir Dellagostin, destacou a importância do RS no desenvolvimento da pesquisa no Brasil e a diversidade de homenageados. “O Rio Grande do Sul tem protagonismo na produção de conhecimento no Brasil, com a maior densidade de doutores e a maior produção científica per capta. Na agropecuária, temos universidades de grande destaque em pesquisa. É importante destacar a diversidade de agraciados, com uma forte presença feminina e homenageados de várias idades. Presenciar especialmente o protagonismo feminino é motivo de muito orgulho para nós. Para além daqueles que foram homenageados aqui, devemos citar as equipes, pois pesquisa não se faz sozinho”, comentou.
O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Giovanni Tumelero, ressaltou a importância da pesquisa para auxiliar na superação das adversidades climáticas e preservar o meio ambiente. “Importante destacar que estes trabalhos influenciam de modo decisivo o agronegócio e o aumento da produtividade. Claro, todos estes avanços devem estar alinhados com o respeito ao meio ambiente. Por isso, boa parte dos premiados tem relação com a preservação ambiental. O agro é o motor da nossa economia, e, com o apoio da pesquisa, pode superar de maneira mais eficientes as adversidades climáticas que afetam o Rio Grande do Sul”, afirmou.
Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas David Barcellos (UFRGS) Gustavo Brunetto (UFSM) Vitoria Di Domenico (UFRGS)
Inovação e Tecnologia Rural Carlos Eduardo Wayne Nogueira (UFPel) Enilson Luiz Saccol de Sá (UFRGS) Mauro Schumacher (UFSM) Vanessa Galli (UFPel)
Preservação Ambiental Gabrielle Mariáh Lewandovski (Centro Tecnológico Frederico Jorge Logeman) João Carlos Soares (Tanac S/A)
Startup do Agronegócio: Partamon (MRS Bio Inovação e Tecnologia em MIP Ltda)
Expointer 2024
Promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a 47ª Expointer é realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 24 de agosto a 1º de setembro. Chamada de Expointer da Retomada e Reconstrução, a feira teve crescimento expressivo em número de animais inscritos e na quantidade de expositores no Pavilhão da Agricultura Familiar.
0 Comentários