Mulher atingida com mistura do produto e água está em estado grave no Paraná
Jovem Atacada com Soda Cáustica: Perigos e Como Agir em Caso de Intoxicação
A soda cáustica, conhecida cientificamente como hidróxido de sódio, é um composto químico amplamente utilizado para limpezas pesadas, principalmente de gordura e tubulações, além de ser empregado na fabricação de sabões, detergentes e até na indústria alimentícia. Recentemente, este químico ganhou notoriedade após ser utilizado em um ataque a uma mulher em Jacarezinho, no Paraná.
"A soda cáustica é usada em diferentes concentrações, de 4% a 50%, e dependendo desse índice pode causar desde irritações na pele até queimaduras severas", explica a dermatologista Fernanda Bombonatti.
O que Fazer em Caso de Acidente
Abaixo, listamos as primeiras ações a serem tomadas em caso de intoxicação pelo produto:
Ingestão:
Se ingerida, a soda cáustica pode causar queimaduras graves e perfurações das mucosas da boca, esôfago e estômago, podendo ser fatal. “No momento da ingestão, o paciente pode sentir tosse, dor, falta de ar, e vômitos”, detalha Bombonatti. A recomendação é oferecer imediatamente grande quantidade de água ou leite à vítima e levá-la urgentemente ao hospital, pois pode ser necessário intubá-la, dependendo da concentração do produto.
Contato com a Pele:
Caso haja contato com a pele, a primeira ação é retirar todas as roupas contaminadas e lavar a área afetada com bastante água por pelo menos vinte minutos. "A água dilui a toxicidade da soda, por isso nos primeiros socorros é preciso lavar bastante a pele, e nunca usar sabão ou vinagre", explica Bombonatti. O uso de vinagre pode piorar a lesão, pois causa uma reação química que gera calor.
Inalação:
A inalação de partículas pode causar danos às vias respiratórias e ao pulmão. Caso ocorra, leve imediatamente a pessoa para um local ventilado e posicione-a de modo a facilitar a respiração.
Contato com os Olhos:
Se o contato for com os olhos, pode causar cegueira e queimaduras severas. Enxágue os olhos cuidadosamente com água corrente durante vários minutos e, se a vítima estiver usando lentes de contato, remova-as antes.
Assistência Médica
Ao procurar assistência médica, é importante levar a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ), que é obrigatória na embalagem de produtos químicos como tintas, solventes e soda cáustica.
Mistura de Soda Cáustica com Água
De acordo com informações da Polícia Civil do Paraná, a autora do ataque usou uma mistura de soda cáustica com água. “Se fosse atacada com o produto sólido, os danos seriam mínimos devido à menor área de contato com a pele”, explica Hector Alexandre Gil, doutor e professor de Química do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). "Em solução aquosa e concentrada, o espalhamento e absorção pela pele é muito maior, provocando os danos típicos desse produto", completa.
Diferenças entre Soda Cáustica e Ácido
Inicialmente, os relatos da agressão mencionavam um ataque com ácido, mas a soda cáustica é uma base forte, não um ácido. “Tanto os ácidos quanto a soda cáustica podem causar desde irritação até queimaduras na pele”, explica Gil. “O agravante é que bases como a soda cáustica reagem com a gordura natural da pele, provocando queimaduras muito mais severas, levando até à necrose de partes do tecido”, completa o professor.
Manter a segurança e tomar medidas imediatas são essenciais em casos de intoxicação com soda cáustica. A conscientização sobre os riscos e as ações adequadas podem salvar vidas e reduzir danos graves à saúde.
0 Comentários