A União Faz a Vida: Cotrijal e parceiros satisfeitos com resultados de 2016
Aprender a gostar de matemática? Uma missão que para muitos pode parecer impossível, para o pessoal do Programa A União Faz A Vida (PUFV) se tornou realidade. Em Não-Me-Toque, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso, que implantou o projeto chamado "UTI cognitiva", e outras 16 instituições de ensino têm recebido apoio financeiro e pedagógico da Cotrijal e Sicredi para desenvolver atividades como essas.
Para fazer um balanço anual dos projetos que integram o programa A União Faz A Vida, em Não-Me-Toque, alunos, professores e equipe de coordenação do programa estiveram reunidos nesta terça-feira (25), no Clube União.
A Cotrijal participa do PUFV na região desde a sua fundação, há 20 anos. Para o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, esta parceria deve ter vida longa. "A União Faz A Vida" dá tão certo porque une alunos, professores e comunidade em prol do mesmo objetivo. O grande diferencial do Programa está na forma integrada como a cooperação é trabalhada em sala de aula. Vamos continuar investindo nestas iniciativas que visam estimular a cooperação, a união e o trabalho sério por parte das novas gerações", enfatiza.
O presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, aponta que a cada ano a metodologia se fortalece. "Esse é um exemplo de intercooperação e tenho certeza que no futuro vamos colher grandes resultados, com novas lideranças e um amanhã mais próspero para a região", expõe.
A diretora da equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Não-Me-Toque, Cleonice Margarete Berres Berghahn, aponta que desde o ano passado houve um aumento significativo no número de projetos desenvolvidos pelas escolas - somando 17 projetos em 2016 que vão desde as turmas de berçário até os nonos anos do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino. "Queremos, através do Programa A União Faz A Vida, que o aluno desperte o interesse de buscar o conhecimento. Estamos muito felizes com os projetos desenvolvidos em 2016", confirma.
UTI cognitiva: alunos com nota de sobra
Elisabete Pereira, professora coordenadora do projeto UTI cognitiva da EMEF Ernesto João Cardoso, aponta que o objetivo das atividades com os alunos do 5º ano em 2016 foi melhorar o aprendizado da disciplina matemática. "Alguns jogos para a aula prática de cálculo foram comprados. Outros, pensados e fabricados em sala de aula. Com isso, os alunos conseguem memorizar de forma mais fácil a multiplicação", destaca a educadora.
Os alunos que corriam risco de reprovação, por conta da dificuldade de aprendizagem, agora têm notas de sobra para a aprovação para o próximo ano. Iago Monteiro, um dos alunos do projeto, já despertou o gosto pelos números e garante que quando crescer quer trabalhar como caixa. Segundo ele, ainda falta decidir se será de um banco, empresa ou supermercado.
20 anos de história na região
O Programa A União Faz A Vida iniciou na região no ano de 1996, no município de Victor Graeff, depois Não-Me-Toque e já alcançou os municípios de Tio Hugo e Santo Antônio do Planalto, hoje abrangidos pelo Sicredi Alto Jacuí. "A União Faz a Vida é o melhor projeto de educação cooperativa que temos no Brasil, porque gera adultos conscientes do seu papel social, na família, na escola, na comunidade, nas empresas", destacou Enio Schroeder.
José Celeste de Negri complementou: "Nestes 20 anos de história evoluímos muito, principalmente no estímulo para a busca do conhecimento, empreendedorismo, cooperativismo e ética. Em tempos onde os valores e princípios de cooperação estão cada vez mais escassos, o Programa A União Faz A Vida vem sanar essa lacuna".
Cooperativas escolares
Os frutos desta semente plantada já começam a ser colhidos. No próximo ano, duas novas cooperativas escolares serão instaladas na zona rural de Não-Me-Toque, nas escolas Carlos Gomes e Amália Kerber. Para a equipe do Programa, o objetivo da fundação de cooperativas escolares é fazer com que os alunos executem todas as atividades igual como é feito em uma entidade real, criando lideranças dentro do setor.
0 Comentários