Deputado Afonso Hamm comemora aprovação do projeto que libera o uso da pílula do câncer
Na oportunidade, o deputado ressaltou que esse é um grande avanço para saúde, com uma legislação adequada, com o propósito de salvar vidas e amenizar o sofrimento de todas as pessoas que são acometidas com a doença do câncer. “Parabenizo todos os parlamentares que se dedicaram, e fundamentalmente pela diretriz de priorizar a saúde e aprovar o uso dessa substância, que é a fosfoetanolamina”, salienta.
A liberação do uso da pílula, conforme o projeto, é para ocorrer mesmo antes da conclusão dos estudos que permitam à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisar o pedido de registro definitivo dela como medicamento. “A doença do câncer é o desafio da humanidade porque passam-se anos e não temos a cura. Sempre há alguém na família, alguma pessoa próxima, que sofre ou sofreu dessa grave enfermidade, que é o câncer”, enfatiza.
A substância é pesquisada há 20 anos Universidade de São Paulo (USP) e poucas pessoas já tiveram acesso, o que contribui para amenizar com o sofrimento da doença. A produção do medicamento tem baixo custo. “Dada a importância que terá no sentido de salvar vidas, nós legislamos para que se tenha o uso, inclusive para a utilização pelas pessoas através do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de se traduzir em esperança para as pessoas, significa o prolongamento da vida, o alongamento da vida das pessoas”, observa.
0 Comentários